A Secretaria Municipal de Educação seguindo com iniciativas para diminuir as lacunas do aprendizado, gerados pelo fechamento de escolas, em 2020, causados pelo novo Coronavírus, está formatando o Programa de Reabilitação Pedagógica.
O Projeto Piloto atenderá às defasagens na aprendizagem ocasionada desde o princípio da Covid-19, a fim de recuperar as habilidades perdidas.
Dentro de cada realidade, professores foram criando métodos e usando a criatividade para ensinar de forma remota, entretanto as perdas na aprendizagem foram significativas e essas lacunas podem impactar negativamente por anos.
Inicialmente o programa será destinado a alunos do bloco alfabetizador – 1º ao 3º ano, etapa considerada essencial para uma trajetória escolar bem sucedida. Simultaneamente a este e, gradativamente, será ampliado também aos anos do Ensino Fundamental – 4º ao 6º ano e 7º ao 9º ano, que são as terminalidades onde se fundamentam a vida escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
"Estamos formatando todo um projeto inovador muito dedicado e delicado para sanar estas dificuldades causadas pelo distanciamento escolar, que objetiva atender todos os alunos que foram prejudicados em seu desenvolvimento cognitivo pedagógico de março de 2020 até o momento", explica a secretária de educação, Beatriz Arregui Sopelsa.
Foto: Arquivo Prefeitura de Garibaldi
Fonte: Assessoria de Comunicação Social