Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
01/09/2023 Secretaria Municipal de Educação

Semana da Pátria 2023 é aberta oficialmente em Garibaldi

Programação segue até o dia 7 de setembro

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Na manhã desta sexta-feira (1º), a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a solenidade de abertura oficial da Semana da Pátria 2023.

Na oportunidade, o prefeito Sérgio Chesini recebeu a tocha com o Fogo Simbólico e acendeu a Pira da Pátria. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi foi o responsável pelo translado da chama. Após, foi realizado o hasteamento das bandeiras, com entoação do Hino Nacional Brasileiro.

Neste ano, nas comemorações da Semana da Pátria, a Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul promoverá, em nível nacional, homenagem ao Centenário de Falecimento de Rui Barbosa de Oliveira, “O Águia de Haia”. A nível estadual, presta homenagem à Revolução Assisista de 1923, no ano em que completa 100 anos.

A nível municipal, a Prefeitura de Garibaldi homenageia o ex-prefeito Vandenir Antônio Miotti, político que marcou época com obras importantes e um mandato que divulgou Garibaldi para o Brasil.

Em seu pronunciamento, o Prefeito destacou a importância da valorização da nossa história e identidade. “Olho ao meu redor e vejo pessoas de várias idades e de várias origens. Mas tem uma coisa que é comum a todos nós: ser brasileiro e filhos de uma mesma Pátria. Celebrar o Brasil é celebrar a família brasileira. Pessoas que aqui nasceram ou adotaram nosso país como morada, como os imigrantes que vieram antes de nós. Garibaldi nunca deixou de comemorar esse momento e sempre tratamos o Fogo da Pátria como símbolo do ardor patriótico e do respeito pela nação. Convido a todos para acompanhar as atividades desta semana e celebrarmos juntos as cores e as belezas do nosso país”, enfatizou Chesini.

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Justina Inês e da EMEF Madre Felicidade também participaram da solenidade, abrilhantando o evento com apresentações de canto e de dança. Além disso, os alunos da EMEF Madre Felicidade se colocaram à disposição para fazer a guarda do Fogo Simbólico.

Por fim, o Prefeito convidou os alunos das escolas que participaram do evento para conheceram o Gabinete, para explicar às crianças um pouco sobre a rotina da administração e suas atribuições.

Programação:

- As Sessões Cívicas ocorrem de 1º a 6 de setembro, no Centro Administrativo Municipal, junto à Prefeitura, às 8h e às 17h.

- O Desfilo Cívico acontecerá no dia 7 de setembro, na Avenida Rio Branco, com início às 8h. Em caso de mau tempo, o desfile será transferido para o dia 10 de setembro.

- Após o Desfile Cívico serão encerradas as atividades alusivas à Semana da Pátria e o Fogo Simbólico ficará aos cuidados do Corpo de Bombeiros de Garibaldi até a Semana Farroupilha.

 

Foto capa: Talita Accadrolli 

Fotos internas: Edemar Mealho

Conteúdo Rodapé