A Secretaria de Turismo e Cultura realizou a instalação do novo brasão de identificação do Museu e Arquivo Histórico Municipal. O antigo, foi instalado em 1985, e devido às intempéries do tempo, estava deteriorado.
O brasão anterior era fabricado em chapa metálica, já a nova peça é produzida em ACM adesivado, um material composto por duas chapas externas de alumínio tratadas com um núcleo de polietileno. Essa composição garante uma chapa leve e durável, mas, ao mesmo tempo, forte e resistente.
Conforme a secretária da pasta, Ana Pauline Mombach, a substituição da peça foi feita pensando em qualidade, resistência e beleza. “Nosso museu guarda exposições do patrimônio histórico-cultural de Garibaldi, sendo muito importante sua preservação. O brasão sempre esteve incorporado ao prédio, sendo um símbolo que integra a história da estrutura”, ressalta.
Sobre o Museu
O prédio original, onde hoje se encontra o Museu e Arquivo Histórico Municipal, no decorrer dos anos sediou diversas instituições que fazem parte da trajetória da cidade. Atualmente, o espaço abriga exposições culturais e um acervo com documentos que contam a história de Garibaldi.
Hoje, são três mostras que podem ser visitadas de forma gratuita pela comunidade, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h:
Memorial do Imigrante: relembrando algumas das famílias que fizeram parte da história de Garibaldi, de diferentes etnias, junto a diversos objetos de uso cotidiano da população;
Exposição Giuseppe e Anita Garibaldi: conta um pouco da história dos “Heróis dos Dois Mundos”, como ficaram conhecidos por lutarem no Novo Mundo (Brasil e Uruguai) e no Velho Mundo (Itália);
Exposição Religiosa: além de falar um pouco sobre as ordens religiosas católicas e a Igreja Metodista, presentes em Garibaldi, apresenta também a contribuição delas para a educação no município e a influência francesa presente nas ordens.
Arquivo Histórico Municipal
Localizado na parte superior do prédio, o Arquivo Histórico dispõe de uma biblioteca com livros antigos relacionados a diversos assuntos como: imigração italiana, cultura francesa e brasileira, além de jornais italianos, regionais antigos e atuais, com destaque das notícias locais. Conta também com amplo acervo fotográfico de eventos, pessoas e do município, bem como revistas periódicas da região e do país.
O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
Foto: Laura Kirchhof