Com foco no embelezamento dos canteiros públicos, praças e parques do município, para tornar Garibaldi uma cidade ainda mais acolhedora, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem investido no plantio de árvores e diversas flores de estação.
No entanto, a Administração Municipal está preocupada com os seguidos registros de furto de mudas de diversas espécies que foram plantadas para a arborização urbana, como é o caso de camélias, gerânios e tibuchinas. Diversos casos foram registrados em diferentes pontos da cidade recentemente.
Com o objetivo de evitar esse prejuízo ao município, o secretário de Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa, faz um apelo à população. “O caso dos furtos das mudas prejudica o trabalho realizado pelas equipes. Precisamos da colaboração de todos para termos uma cidade cada vez mais bonita e acolhedora", enfatiza.
Os casos estão sendo monitorados e a população também pode alertar as autoridades caso presencie alguma situação envolvendo as mudas. Destruir, prejudicar ou causar dano ao patrimônio público é crime previsto no Código Penal Brasileiro.
Destinação correta dos resíduos
Outra questão que tem sido constatada e preocupa a Secretaria de Meio Ambiente é a destinação incorreta de resíduos, com o depósito de materiais como móveis e outros objetos de destinação especial, em lixeiras de resíduos comuns.
Confira o local correto de destinação de cada resíduo:
Eletroeletrônicos e eletrodomésticos:
Local: Ginásio Municipal de Esportes (Rua Luiz Rogério Casacurta, 56, Centro)
Óleos de cozinha usados
Local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Rua Heitor Mazzini, 55, Sala 03, Centro)
Pneus: Ginásio Municipal de Esportes (Rua Luiz Rogério Casacurta, 56, Centro)
Volumosos (móveis em geral) – disponibilizado container conforme cronograma disponibilizado semanalmente.
Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens: coleta pontual anual.
Fotos: Divulgação