Descarte correto contribui para a preservação ambiental e evita a contaminação da água e do solo
A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, informa à comunidade o novo local destinado ao descarte de óleo de cozinha usado no município.
A partir de agora, o material pode ser entregue no Ginásio Municipal de Esportes, que passa a integrar os ecopontos fixos da Secretaria para a destinação correta de resíduos.
O descarte adequado do óleo de cozinha é fundamental para a preservação do meio ambiente. Quando despejado na pia, no ralo ou diretamente no solo, o resíduo pode causar entupimentos na rede de esgoto, contaminar rios e lençóis freáticos e gerar impactos significativos ao ecossistema. Estima-se que apenas um litro de óleo seja capaz de contaminar milhares de litros de água.
Além de contribuir com a proteção ambiental, a destinação correta auxilia na redução de custos com manutenção das redes de saneamento e incentiva práticas mais sustentáveis no dia a dia da população.
A Secretaria reforça a orientação para que o óleo utilizado seja armazenado em garrafas PET ou recipientes fechados antes da entrega no ponto de coleta.