Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
11/09/2023 Secretaria Municipal da Saúde

Secretaria da Saúde conscientiza sobre Setembro Amarelo

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O mês “Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, dentre elas o Centro de Valorização da Vida (CVV), teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, lembrado no dia 10 de setembro. 

Com base nisso, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria da Saúde, conscientiza sobre a importância da data. No decorrer do mês de setembro, serão entregues 300 mudas de flores amarelas em alusão à campanha. A entrega será realizada aos pacientes atendidos no Ambulatório de Saúde Mental, serviço de referência no município para as especialidades de psicologia e psiquiatria. As mudas serão entregues em um copo descartável na cor amarela com a mensagem “Quem cuida de si, floresce”.

Fique atento aos sinais
Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida.
É importante ficarmos atentos aos sinais de alerta, como isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, entre outros.

Onde buscar ajuda?
Em Garibaldi, você pode buscar ajuda no Posto de Saúde mais próximo de sua casa. Em caso de urgência e emergência, busque o Pronto Atendimento Médico (PAM). 

A ajuda pode vir de um vizinho, amigo, conhecido, parente, colega, professores, ou também dos voluntários do CVV, que são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por alguma dificuldade e que possam pensar em machucar-se. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, é totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia. Ainda, é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.

Conteúdo Rodapé