Até o momento, já foram finalizados 17 projetos
Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou a entrega simbólica de um açude do programa municipal “Garibaldi mais Água”. O evento ocorreu na propriedade de Ivan Morlin, localizada na Linha Presidente Soares.
O programa, desenvolvido em parceria com a Emater, tem o intuito de incentivar o uso sustentável da água e promover a irrigação entre os agricultores familiares, prevenindo os efeitos de estiagens. Aos agricultores que se enquadram nos requisitos da legislação são disponibilizadas até 11 horas/máquina para obra de reservatório de água e, em contrapartida, o produtor instala ou amplia a irrigação na propriedade.
O projeto do açude e do sistema de irrigação são desenvolvidos em parceria com a Emater e a licença ambiental é emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “O ‘Garibaldi mais Água’ atende também a ampliação de açudes, sendo o Ivan um dos contemplados. Foi um trabalho bastante árduo e hoje já foram finalizados 17 projetos, beneficiando os produtores de diversas localidades do interior”, destacou o secretário da pasta, Lívio Bortolini.
O chefe do escritório municipal da Emater, o engenheiro agrônomo Henrique Thomas Queiroz, parabenizou a Administração Municipal pela iniciativa. “Juntamente estamos olhando para o futuro e nos preparando para as próximas estiagens. Com a ampliação queremos fornecer mais água e capacidade de armazenamento para ampliar a área irrigada. Quero parabenizar a prefeitura por ter topado iniciar esse projeto de irrigação, que pensa a longo prazo”, destacou.
O prefeito Sérgio Chesini destacou a importância dos avanços no interior. “Quando se tem um propósito de construir e unir as forças e recursos, conseguimos resultados como este. Em uma parceria da Emater, Prefeitura e os agricultores, o projeto ‘Garibaldi mais Água’, busca garantir que nossos agricultores tenham sistemas qualificados de irrigação, aumentando assim sua produtividade, evitando efeitos das estiagens e contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do município”, enfatizou.
Programa Terra Fértil
Para maximizar a produtividade das áreas agrícolas do interior do município e otimizar a aplicação de corretivos e fertilizantes, o Programa Terra Fértil fornece até duas análises por ano para cada inscrição estadual cadastrada no município.
O programa é desenvolvido em parceria com Emater e convênio com o SEBRAE. Somente neste ano, cerca de 180 produtores já foram atendidos. Na oportunidade, foi realizada a demonstração da coleta das mostras.
Fotos: Talita Accadrolli/ Laura Kirchhof