22/07/2021 Secretaria Municipal de Turismo e Cultura

Livro de Carlo Gallina é lançado em Garibaldi

O livro “Escolhas”, de Carlo Gallina, foi lançado em Garibaldi na última terça-feira, 20 de julho, no Café Luna Park. A publicação do garibaldense foi escrita durante a pandemia e o lançamento foi, também, uma homenagem à memória do escritor, que faleceu em um acidente em maio deste ano.

O encontro foi coordenado pelos filhos Giancarlo e Letícia Gallina. O vice-prefeito Sérgio Chesini, a chefe de gabinete Vera Vila e a secretária de Turismo e Cultura, Melina Casagrande, representaram o Poder Público Municipal.

Gallina era tecnólogo em Processos Gerenciais e vendedor de implementos rodoviários. Garibaldense, voltou à cidade em 2018 e, no início da pandemia da covid-19, se dedicou à literatura, algo que nunca havia feito antes.

O filho, Giancarlo, conta que o pai trabalhava como representante de vendas, mas na pandemia se descobriu escritor também. “Ele escreveu dois livros: o primeiro ficamos sabendo já quando ele nos contou que iria publicar e pediu uma opinião sobre a capa. Não sabíamos o tema do livro, ele queria que fosse uma surpresa”, explica.

“Escolhas” conta a história da região, incluindo Garibaldi, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Caxias do Sul. De acordo com Giancarlo, a população vai reconhecer as histórias porque são verídicas, porém, para proteger a identidade das pessoas, os nomes foram trocados. “Tem história de traição, corrupção, entre outras reviravoltas”, sinaliza.

A família também segue em busca de outro livro, que estaria no notebook perdido durante o acidente. “Os amigos contam que havia um segundo livro pronto, que também não sabemos o conteúdo, dentro do notebook. Queremos recuperar o equipamento porque ali pode estar a continuação de uma história de vida, a história que meu pai gostaria que continuasse”, explica o filho. Informações sobre o equipamento perdido podem ser fornecidas pelo telefone (48) 99978-6247.

Fotos: Bruno Milan