Diversas atrações culturais foram ofertadas de forma gratuita à comunidade
Após cinco dias de programação intensa, a Feira do Livro 2023 de Garibaldi encerrou no último sábado (12), atraindo cerca de 3,5 mil pessoas no decorrer o evento. Diversas atrações, como palestras, rodas de conversa com escritores locais, espetáculos teatrais, oficinas e apresentações culturais, foram ofertadas de forma gratuita à comunidade, além da tradicional comercialização de livros.
O encerramento da programação contou com a um bate-papo com a patrona da edição, a escritora gaúcha Leticia Wierzchowski, que abordou de forma especial a sua última obra lançada, o livro “Amanhã será um dia melhor”.
Com o tema “Um amor literário” e o slogan “Mergulhe nas palavras e apaixone-se por cada história”, a Feira do Livro 2023 foi uma promoção da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, com apoio do Sesc Farroupilha.
A secretária da pasta, Ana Pauline Mombach, comemora o sucesso de mais uma edição. “Esse ano configuramos um novo formato para envolver toda a comunidade na nossa feira. Pensamos também, de forma especial, em promover uma programação voltada para as crianças, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e a busca pelo conhecimento. Isso se reflete na grande participação das escolas nas atividades oferecidas. Com certeza, foi um momento muito especial para todos os garibaldenses”, ressalta.
O prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, destacou as próximas iniciativas voltadas à área cultural, que estão sendo planejadas. “A cultura é um dos alicerces para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna, humana e feliz. Nossa Administração tem olhado com muito carinho para essa área. Uma das ações que efetivamos foi a locação do terreno onde estamos realizando essa Feira do Livro, o entorno da Praça Martini &Rossi. Aqui, teremos um espaço voltado para eventos artísticos e culturais. Além disso, estaremos investindo cada vez mais na consolidação do nosso Departamento de Cultura para promover cada vez mais momentos como este para a comunidade”, pontua.
Para o deslocamento dos estudantes para a Feira do Livro, a Secretaria Municipal de Educação dispôs de transporte para todas as escolas da rede municipal de ensino, da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Fotos: Edemar Mealho/ Laura Kirchhof/ Talita Accadrolli