Campanhas buscam incentivar combate da violência contra mulher e a importância do aleitamento materno
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Garibaldi (Comdim), neste mês de agosto, decorou a fachada do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), alusivo às campanhas de conscientização do Agosto Lilás, referente ao combate de violência contra a mulher, e o Agosto Dourado, respectivo ao aleitamento materno.
O Agosto Lilás busca chamar a atenção da sociedade para um tema tão importante e significativo. Esta campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas das mais diversas violências como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
Desde 2005, o Observatório da Mulher Contra a Violência, do Senado Federal, realiza uma pesquisa com a população feminina das demais localidades brasileiras e em seu último demonstrativo, que fora divulgado em 2021, apresentou uma ascensão de cerca de 30% no número de mulheres que afirmaram ter sofrido violência física. Além disso, as porcentagens nos casos de violência psicológica aumentaram em 165% e os dados de violência moral superaram os 200%.
Já o Agosto Dourado iniciou no último dia 1º, Dia Mundial da Amamentação, de forma a incentivar o aleitamento materno. O leite materno é considerado o melhor alimento para o bebe após seu nascimento, que traz benefícios à saúde não só para a criança, mas também para as mães. Sendo rico em nutrientes e anticorpos, garante proteção contra doenças e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico das crianças.
Fotos: Divulgação