O prefeito Alex Carniel sancionou nesta semana o projeto de Lei do Legislativo que concede o Título de Cidadão Garibaldense a Ambrósio Chesini. A homenagem reconhece o legado político e social do homem público que comandou a cidade entre 1983 e 1988.
"Em sua trajetória, Chesini ensinou que, independente das questões políticas, quando se é prefeito tem que olhar para todos. Ele trouxe essa simbologia do senso de união e de solidariedade", destaca o prefeito.
Ainda segundo Carniel, Garibaldi tem muito a agradecer, não só pelo que Chesini fez durante sua gestão, mas pelos ensinamentos que perduram até hoje, como o respeito ao trabalho de todos e a visão que permitiu que a cidade crescesse e se desenvolvesse.
"Sinto-me honrado pela oportunidade de valorizar alguém que tenho como mentor. Todos os que vieram depois de Chesini respeitaram esse legado", salienta o prefeito.
Histórico
Ambrósio Chesini concluiu o curso de contabilidade e iniciou a carreira profissional na Vinícola Peterlongo, por 22 anos, como gerente de vendas. Em 1969 casou-se com Shirlei Nicolao Chesini e teve três filhos, Raquel, Débora e Rafael, e atualmente com seis netos. Sempre muito atuante no município de Garibaldi, em 1974 idealizou o Festival do Frango e do Vinho. Como sócio fundador dos veteranos, organizou o primeiro Festival Colonial em 1984, no Bosque da Fenachamp, neste período também atuou como Juiz de Paz. Presidiu em 1990 a quarta Fenachamp, onde pela primeira vez Garibaldi, recebeu a Esquadrilha da Fumaça fazendo acrobacias durante a festa. Foi eleito Prefeito de Garibaldi na eleição de novembro de 1982, tendo como vice-prefeito Sérgio Chesini, atual vice-prefeito. Como gestor público, atuou para fortalecer áreas como a agricultura, a vitivinicultura e a avicultura no município. Atualmente está aposentado, residindo em Villa Rica, onde participa da Adega Chesini com roteiros enoturísticos.
Foto: Bruno Milan
Fonte: Assessoria de Comunicação Social