Município apresentou prestação de contas de 2022, com investimentos em setores prioritários como modernização, infraestrutura, saúde e educação
Com um reposicionamento de gestão focado nos pilares de construir, acolher e celebrar, o município de Garibaldi vem trabalhando pela valorização e o desenvolvimento da sua comunidade. Um movimento baseado na transparência e na eficiência, construído ao longo de 2022 e apresentado pelo prefeito Sérgio Chesini e seus secretários nesta terça-feira (24), à imprensa.
“Com uma administração transparente e eficaz estamos cuidando de nossos garibaldenses, sempre com muito trabalho, dedicação e diálogo. É assim que estamos avançando, dentro dos princípios de construir, acolher e celebrar”, reforçou Chesini.
Investimentos estratégicos
Os investimentos chegaram a R$ 196,5 milhões e envolveram setores prioritários para o crescimento de Garibaldi. Intervenções para qualificar o acesso de moradores e turistas ao município foram um dos destaques da administração.
“A obra de repavimentação da rua Parque Fenachamp recebeu recursos de R$ 2,49 milhões e foi fundamental para garantir a chegada dos visitantes ao nosso maior evento”, observou o prefeito.
A prefeitura também adquiriu 22 hectares para a construção do Centro Multiesportivo. Na infraestrutura, Chesini anunciou também a construção de um marco de entrada junto ao acesso principal à cidade.
“Será uma obra digna da Capital do Espumante Brasileiro”, adiantou.
Saúde e educação: prioridades da gestão
A saúde e a educação estão entre os setores de maior aporte de esforços no município. Na área da saúde foram mais de 92 mil atendimentos e 10,6 mil medicamentos entregues na Farmácia Municipal. Já no novo centro de reabilitação, inaugurado em outubro, foram disponibilizados 1,1 mil atendimentos de fisioterapia e 182 de fonoaudiologia.
Em educação, foram disponibilizadas 560 vagas em creches ao longo de 2022. E para 2023, já tiveram início os trabalhos de ampliação nas escolas Pedro Cattani, Madre Felicidade, Nossa Senhora da Glória e Criança Esperança.
No meio ambiente, ocorreram as primeiras instalações do sistema Wetland — banhado artificial — no entorno da barragem do município. As obras, em execução pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), são resultado de negociações entre a Prefeitura e a estatal com o intuito de evitar a entrada de esgoto na bacia de captação. A iniciativa atende um antigo pleito de moradores do bairro Três Lagos, que sofrem com odores e proliferação de insetos na região.
Turismo: Garibaldi para o mundo
O ano foi de grandes eventos. “Estamos deixando de ser uma cidade de passagem e nos tornando um município de destino de viagem graças aos nossos atrativos turísticos e nossa cidade acolhedora”, constatou o prefeito. Na primeira edição do Festival do Grostoli, Garibaldi reuniu mais de 22 mil pessoas, já as duas edições do Vintage atraíram em torno de 33 mil pessoas em duas edições, abril e novembro. Na Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp) foram quase 80 mil visitantes, com 22 vinícolas participantes e 29 mil garrafas comercializadas. Para 2023, a novidade é a realização do Festival do Moscatel, em maio.
Ao destacar as ações do ano, Chesini disse ser fundamental investir com responsabilidade, respeito ao dinheiro público e transparência. “Por isso, temos o compromisso de prestar contas aos nossos garibaldenses”, finalizou.