12/12/2023 Secretaria Municipal de Meio Ambiente

4ª edição do Drive Thru Sustentável recolhe mais de 6 toneladas de resíduos

A 4ª edição do Drive Thru Sustentável, promovido pela Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizado no último dia 2 dezembro, contou com o recolhimento de mais de 6 toneladas de resíduos diversos, no Ginásio Municipal de Esportes.

O evento conscientiza a população para os resíduos gerados em domicílios que possuem uma destinação específica, não podendo ser enviados para coleta seletiva, devido sua classificação perigosa, como eletrônicos, eletrodomésticos, lâmpadas, óleo de cozinha usado, pilhas e baterias.

Consequentemente, a ação promoveu a destinação adequada destes resíduos, com empresas parceiras devidamente licenciadas para tal.

Além disso, vários destes resíduos estão previstos para Logística Reversa na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Dessa forma, o município contribui como um facilitador para a economia circular.

Confira o resultado da coleta:

Eletrônicos/eletrodomésticos: 3.699 kg

Lâmpadas: 112 kg

Material escolar: 165 kg

Óleo de cozinha usado: 123 litros

Pneus: 30 unidades

Pilhas e baterias portáteis: 524kg

Vidros: 180kg

Volumosos (móveis): 1980 kg

Esponjas usadas: 78 unidades

A SMMA agradece a adesão da comunidade a este projeto de educação ambiental, e destaca para aqueles que não puderam vir no dia, que durante o ano todo existem ecopontos fixos espalhados pela cidade.

São eles:

• Eletrônicos e eletrodomésticos: no Ginásio Municipal de Esportes, das 8h às 11h30min e 13h30min às 17h.
  • Óleo de cozinha usado: na SMMA, das 8h às 11h30min e 13h30min às 17h
  • Pilhas e baterias portáteis: na SMMA, das 8h às 11h30min e 13h30min às 17h
  • Pneus: no Ginásio Municipal de Esportes
  • Vidros: container no Ginásio Municipal de Esportes