11/05/2022 Secretaria Municipal de Meio Ambiente

SMMA fornece Educação Ambiental para Professores das Escolas Municipais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, irá fornecer uma formação sobre Educação Ambiental e Conceito Lixo Zero aos professores(as) da Educação Infantil e Fundamental das Escolas Municipais de Garibaldi.

A formação acontecerá no dia 21 de maio (sábado), das 07h30 às 11h30, no Auditório da APEME, e envolverá 25 professores(as) do Município. Será ministrada pela Apoena Socioambiental, empresa autogestionária formada por profissionais especializados em projetos e serviços voltados para a redução de impacto socioambiental e estratégias para sustentabilidade, com vasta experiência na área.

A Educação Ambiental é prevista na Lei Federal N° 9.795 de 27 de Abril de 1999, e define que “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.” (Brasil, 1999).

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Anderson Luiz Dalla Rosa, afirma: “Essa formação será muito útil para os professores(as) das escolas municipais, visto que poderão aplicar os conhecimentos e práticas de educação ambiental adquiridos nas salas de aula, fazendo com que os alunos aprendam de uma forma interativa sobre os atuais e emergentes problemas ambientais, bem como sobre as medidas para mitigar esses impactos. Dessa forma, promovendo desde os anos iniciais uma consciência ambiental nas crianças e, consequentemente, nos pais.

Já a Secretária Municipal de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, destaca: “A Educação Ambiental é fundamental para a formação do cidadão como ser atuante na preservação, mobilização e mudanças comportamentais tanto do aluno quanto da sociedade onde está inserido. Sendo fundamental a conscientização dos alunos desde pequenos, sabendo que estes são o futuro da sociedade, e que pequenos gestos trazem grandes mudanças, contribuindo para um mundo mais sustentável e com melhores condições ambientais. Diante das mudanças vividas durante e posterior a Pandemia Covid-19, percebemos a necessidade de mudanças comportamentais diante de novos desafios mundiais, as mudanças climáticas são uma realidade, onde as secas, chuvas e eventos extremos estão cada vez mais frequentes. Buscando assim uma mudança comportamental através da Educação, sendo a principal forma de ocasionar mudanças para uma sociedade mais sustentável e ambientalmente igualitária.”