17/05/2022 Secretaria Municipal de Turismo e Cultura

Garibaldi integra carta de apoio às film commissions do RS

Entrega foi realizada durante o Festuris Connection

Realizado no Palácio dos Festivais, em Gramado, o Festuris Connection abordou o futuro das viagens e o cenário do turismo cinematográfico do Rio Grande do Sul. Garibaldi participou do evento que também abordou a importância das Film Commissions, organizações que visam atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais.

Garibaldi instituiu sua Film Commission ainda em 2013. No evento, ao lado dos municípios de Santa Maria, Porto Alegre, Pelotas e Bento Gonçalves, e com apoio do Sebrae RS, integrou uma carta de apoio enviada à Secretaria de Turismo do RS para promover os escritórios e buscar recursos para fomentar as produções em território gaúcho.

Em Garibaldi, a organização é vinculada à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e tem atribuições de captação e acompanhamento na de produções cinematográficas diversas e de interesse para o município. Sua premissa parte do pressuposto de assistência às equipes de filmagens, oferecendo articulação logística na viabilização das produções.

Entre as funções da Comissão estão as seguintes atribuições:

• Captar, articular e acompanhar produções cinematográficas e artísticas para o município, visando sua divulgação em território nacional e internacional;
  • Dispor Guia de Locações e produção para equipes cinematográficas diversas;
  • Facilitar a logística na negociação com estabelecimentos locais e regionais a fim de obter preços especiais com hospedagem, alimentação, transporte e demais demandas da produção;
  • Garantir, juntamente com os órgãos responsáveis, segurança e autorização de filmagem em locais públicos;
  • Firmar parceria com os governos e iniciativa privadas de cidades vizinhas para produção de filmagens.